Escolha uma Página

Pontos turísticos das cidades de Gramado e Canela, as igrejas estão no roteiro turístico com certeza! Ou seja, você não deve deixar de ver as luzes (à noite) ou ouvir o som do badalar dos sinos por lá. Tem muita história e curiosidades que envolvem essas preciosidades da arquitetura colonial.

Você sabia que o sino da Igreja Matriz São Pedro, em Gramado, pesa mil quilos? Sabia? Ou que a Catedral de Pedra, em Canela é considerada uma das principais atrações do sul do país e tem “luz” própria? Pois é!

O Sul do país é riquíssimo em história e atrativos turísticos. Em especial, Gramado e Canela dividem olhares dos turistas que, inevitavelmente transitam pelas duas cidades quase que o dia todo. Entre uma prece e uma visita, que tal dar uma olhada nas igrejas?

IGREJINHAS OU CATEDRAIS


Isso mesmo. Vamos começar por Gramado. A Igreja Matriz São Pedro, no centro da cidade levou oito anos para ser construída. No início (1917), era uma pequena capela de madeira.

Em 1943, com a chegada do Padre Guilhermino Maschio, os planos do Arcebispo D. João Becker, começaram a ser executados. Ou seja, obras iniciadas.

A história revela uma arquitetura inspirada no estilo romano. São cerca de 78 mil pedras basálticas e vitrais sacros pintados pelo artista alemão, Pedro Dobmeier.  As obras marcam as passagens da vida do apóstolo Pedro ao lado de Jesus Cristo.

A igreja foi inaugurada no dia 29 de Junho de 1942, data que é comemorado o dia de São Pedro. Na entrada, estátuas dos 12 apóstolos de Jesus (em tamanho real) emolduram a igreja.

LUZ PRÓPRIA

A imponente Catedral de Pedra

A imponente Catedral de Pedra


Com mais de 80 anos de história, a Catedral Nossa Senhora de Lourdes, hoje mais conhecida como Catedral de Pedra tem história e luz própria. Pode acreditar. Eleita como o principal atrativo turístico do Sul do país, a Catedral de Pedra ganhou luz e sonorização externas noturnas.

A construção em estilo gótico está localizada no centro da cidade de Canela. O lugar é parada obrigatória para visita de dia ou de noite. Ou seja, prepare câmeras e celulares porque as fotos estão garantidas.

GALERIA DE ARTE

Além do turismo, o lugar tem uma história fantástica pra contar. Isso porque a Catedral de Pedra pode ser confundida com uma galeria de arte. Não acredita? Vou te contar! Na verdade, a igreja é uma obra construída por muitas mãos.

A beleza e grandiosidade que se vê por fora, também estão presentes na parte interna da igreja, que foi cuidadosamente decorada com vitrais e pinturas sacras. No altar, três painéis pintados pelo artista gaúcho Marciano Schimitz retratam a aparição de Nossa Senhora de Lourdes, a Alegoria dos Anjos e a Anunciação. O mesmo artista assina os brasões dos quatro evangelistas: Marcos, Mateus, João e Lucas.

No altar, quadro da Santa Ceia, esculpido especialmente para o templo religioso tem a assinatura do Uruguai, Julio Tixe. A Catedral de Pedra é dona de um carrilhão de 12 sinos de bronze, que levam o nome de Carrilhão da Independência.

ALI PERTINHO

A Rua Coberta em frente a Igreja Matriz São Pedro

Em Gramado, do outro lado da rua da Igreja Matriz São Pedro, tem a Rua Coberta. Maravilhosa, com inúmeras opções de restaurantes para um almoço ou jantar. Além disso, a rua Coberta oferece shows aos visitantes.

Essa época do ano, não há um ponto turístico em Gramado que não emocione os viajantes. O Natal Luz é um verdadeiro encanto. A cidade é cheia de decoração especial por causa do Natal, que sobrevive até o meio de janeiro.

O centro de Gramado é muito charmoso e você pode perder um bom tempo por lá. Tomar um bom café ou chocolate na região é um dos melhores atrativos. E que escolha! Hmmm! A cidade é bastante conhecida pelos seus cafés coloniais. Muitas lojinhas de souvenires, chocolates, roupas, calçados e artigos da região também fazem parte dos atrativos do centro. Um bom passeio numa cidade que enche os olhos por ser muito bela.

Em Canela, a dica é que você aproveite para passear no entorno da igreja conferindo os atrativos do comércio. Ou seja, tem muita coisa pra ver, sentir, tocar e comer!!!

Entornos da Catedral de Pedra ao anoitecer.

Entornos da Catedral de Pedra ao anoitecer.

A região oferece lojas de artesanato, artigos em couro, decoração e chocolate. Além disso, apreciar a Cascata do Caracol ou as comidinhas deliciosas ali pertinho da catedral de Pedra.

Ali mesmo na Praça Matriz, o Empório Canela reúne no ambiente charmoso num misto de café, livraria, loja de artesanato e bistrô. Outro local bem bacana é a loja Mãos do Mundo. Ali, itens de decoração da Tailândia, Índia, China, Indonésia e Nepal se misturam aos de origem brasileira em seu variado e criativo mix produtos.

A Holic Pâtisserie é um lugar moderno e ao mesmo tempo charmoso. O nome surgiu a partir da expressão “chocaholics e/ou sugarholics” (amantes de chocolate e/ou açúcar) e tem doces sofisticados e, principalmente, aqueles incríveis macarons !!!

Por devoção ou turismo, Gramado e Canela te oferecem inúmeras opções para curtir e conhecer a história das duas cidades. Dentro ou fora das igrejas, devotos ou não. A cada olhar uma contemplação diferente.

Certamente você verá além da religião. Nessa localidades, as cidades oferecem história, cultura, arte e gastronomia dos deuses. Pode acreditar!!

Compartilhe com seus amigos: