Escolha uma Página

Sabores do Inverno : Pratos para se aquecer na Serra Gaúcha

Como não se apaixonar pelo inverno e os encantos que ele traz a Serra Gaúcha? O frio não só realça todo o charme europeu de Gramado, como também é uma excelente oportunidade de provar os excelentes pratos da culinária da região. Desde o saboroso fondue até deliciosas variedades de sopas, conheça mais sobre os sabores de Gramado que aquecem o inverno.

Gramado foi colonizado por alemães, italianos e portugueses no inicio do século XIX. Pessoas que vieram em busca de uma nova vida, trazendo na bagagem a cultura e tradição culinária de seu país de origem. Porém, o clima serrano não facilitou a vida dos imigrantes.

O frio intenso do inverno os obrigava a procurar formas de se aquecer, e o fogão a lenha passou a ser o principal aliado desse povo. Com a família reunida ao redor do calor do fogão, os colonos passaram a criar novas receitas. Os alemães usavam batatas, os italianos aperfeiçoavam suas massas, enquanto os portugueses aproveitam os seus temperos fortes para realçar o sabor dos pratos.

Dessa forma, a culinária da Serra Gaúcha foi se formando, através da colaboração entre os povos. Uma sinergia gastronômica impossível de ser reproduzida em qualquer outro lugar.

Hoje as opções nas ruas de Gramado são infinitas. Pizzas, sopas, fondue, café colonial, carnes, tortas. É possível passar dias na cidade sem repetir nenhum prato. Para você aproveitar essa fartura, separamos algumas opções que são as favoritas dos visitantes para se aquecer no inverno, confira:

 

Café Colonial

Café Colonial

Café Colonial

Nada melhor que uma xicara de café em uma tarde chuvosa. O café colonial é uma tradição dos desjejuns reforçados dos colonos, degustados antes de passar o dia trabalhando no campo. A mesa é farta, com pães, bolos, frios, salgados, tortas e diversos acompanhamentos. Apesar do nome, essa é uma refeição para ser feita a qualquer hora do dia. Em Gramado, o Café Colonial Bela Vista é sinônimo de qualidade. O estabelecimento já foi premiado com Certificado de Excelência do Tripadvisor, e recentemente foi eleito o melhor da Serra Gaúcha, pela revista Comer e Beber. Certamente merece a sua visita!

 

Galeto

Galeto

Galeto

Esse prato conquistou o Brasil, mas você sabia que ele se originou na Serra Gaúcha? Devido a falta de carne, os imigrantes italianos capturam pássaros selvagens e os assavam no espeto. A prática foi proibida, por isso, passaram a usar frangos jovens no preparo da iguaria. Entre muitas variações do prato, o galeto mais comum é o Al Primo Canto, um frango de até 800 gramas com acompanhamentos como batatas e polenta.

Fondue

Fondue

Fondue

O fondue é de origem suíça, porém encontrou na Serra Gaúcha o clima perfeito para ser degustado. O prato consiste um recipiente com queijo derretido, acompanhado de pães, legumes e carnes, que você mesmo prepara na mesa. Os acompanhamentos são mergulhados no queijo e degustados na hora, uma verdadeira experiência gastronômica. Para a sobremesa, sai o queijo e entra o chocolate, com frutas, biscoitos e outros doces. Fica difícil dizer qual dois é melhor.

 

Massas e Sopas

Capeletti

Capeletti

A tradição italiana é muito bem representada na Serra Gaúcha. A variedade de massas e sabores vão encantar os amantes do prato. Diversos estabelecimentos oferecem combinações exclusivas, além de massas e molhos especiais. Não perca a chance de experimentar a tradicional sopa de capeletti. A massa é preparada como pequenos pacotes, com recheios variados, lembrando um chapéu. Dai o nome, capeletti significa “pequeno chapéu”.

 

Chocolate Artesanal

Chocolate Artesanal

Chocolate Artesanal

Marca registrada da cidade. São mais de 50 anos de tradição no preparo da iguaria, resultando em um dos mais famosos chocolates do Brasil. Entre tablete, bombons, trufas e drágeas, não vão faltar opções para degustar e até mesmo levar de lembrança para alguém. É fácil encontrar diversas chocolaterias no centro da cidade, oferecendo bolos, tortas e, é claro, um delicioso chocolate quente para se aquecer em um dia gelado.

Já sabe o que vai experimentar primeiro? Espante o frio e prepare um roteiro gastronômico especial para apreciar todas as delícias que só a Serra Gaúcha pode oferecer.

Compartilhe com seus amigos: