Escolha uma Página

Praça das Etnias

Praça das Etnias

Praça das Etnias

Inaugurada em 22 de novembro de 2012, no local da antiga Praça das Comunicações, a Praça das Etnias busca preservar e mostrar ao público um pouco mais da cultura dos 3 povos que colonizaram a região: os alemães, italianos e portugueses.

Localizada ao lado da rodoviária de Gramado, a Praça das Etnias recepciona o visitante com canteiros de flores e hortaliças bem cuidados, lembrando as plantações dos imigrantes que vieram viver por aqui no século XIX. No local funcionam os fornos desde 2012, onde os colonos da cidade se revezam semanalmente, produzindo pães e cucas na hora. Para eles, esta é uma ótima oportunidade para completarem a renda da família e apresentarem um pouco mais da tradição das colônias para os visitantes.

A feira de artesanato é outra atração do local, acontece diariamente no Espaço de Feiras Frederico Oberherr,divulgando os trabalhos dos artesões da cidade, que variam entre objetos decorativos, roupas e até utensílios para casa.  A Casa de Pedra também fica aqui, e é o ponto de partida dos passeios de agroturismo, que levam os visitantes para conhecer as famosas linhas da cidade e terem a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a história das origens de Gramado.

Três casas homenageiam cada uma das principais culturas colonizadoras, no estilo arquitetônico próprio de sua etnia. AscasasItalina, Portuguesa e Alemã preservam esse patrimônio histórico de Gramado, sendo esta última conhecida como Casa do Colono, onde ocorre a venda de produtos típicos, como doces, geleias, salames, chás e bebidas como quentãonos invernos ou suco integral de uva no verão.

A Praça das Etnias é mais um ponto turístico imperdível de Gramado. Uma amostrada herança dos colonizadores, que impactaram fortemente o desenvolvimento da cidade. Tudo isso a apenas 10 minutos de caminhada da Rua Coberta e ao lado da rodoviária.

O que: Praça das Etnias

O que é: Um local revitalizado, com o objetivo de apresentar e preservar as tradições dos colonizadores de Gramado

Quando ir: O acesso a praça é livre, a feira de artesanato acontece diariamente das 10:00 às 19:00 e os fornos abrem de sexta a segunda, das 08:00 às 20:00. Os horários podem ser diferenciados durante a alta temporada.

Quanto: Acesso gratuito.