Peterlongo, um dos encantos de Garibaldi
O sol se despede no horizonte. A luz atravessa os parreirais nas colinas, colorindo a paisagem em tons de laranja e amarelo. Este é o cenário exuberante da vinícola Peterlongo, que além de vinhos e espumantes de qualidade, oferece experiências incríveis para se viver na Serra Gaúcha.
A história da Peterlongo começa em 1878, com a chegada de Manoel Peterlongo ao Brasil, mais especificamente à Garibaldi, na Serra Gaúcha. O italiano trouxe na mala a paixão pelos vinhos e muita dedicação para recriar as bebidas por aqui.
Manoel passou a cultivar uvas brancas finas e, no porão de sua casa, abriu uma cantina para a produção de bebidas derivadas dos frutos. Em 1913 acontece a 1ª Exposição de Uvas de Garibaldi, onde Manoel recebe a medalha de ouro pelo seu moscato tipo champagne. Este foi o pontapé inicial para a criação da Peterlongo em 1915.
Os anos passaram, e ao longo desse tempo, a Peterlongo sempre procurou por inovações, mantendo viva as tradições. Ensinamentos passarados de pai para filho, décadas dedicadas ao preparo de vinhos e champagnes. Vale destacar uma curiosidade: a empresa é a única no Brasil que tem autorização para usar a denomição champagne para os seus produtos.
Porém, não são apenas os produtos da marca que encantam. O cenário da Peterlongo é um deleite para os olhos e um convite a imaginação. As instalações da vinicola ficam em um castelo, no topo de uma colina, com vista para o centro de Garibaldi. No subsolo, a cave com mais de 10 m² armazena as bebidas, aproveitando-se da refrigeração natural proporcionada por este tipo de construção.
Entre os diversos projetos da vinícola associados aos vinhos, acabou surgindo o Winemovie. A ideia era oferecer uma atração inovadora para enoturismo na Serra Gaúcha, que une o belo cenário da vinícola, com excelentes vinhos e a experiência do cinema ao ar livre.

Wine Movie da Peterlongo, cinema ao ar livre da forma mais encantadora possível! Imagem: Jeferson Soldi / Divulgação
O evento acontece ao anoitecer, em datas pré determinadas. Cada edição apresenta um filme novo, que vão desde clássicos do cinema até películas nacionais gravadas no município. O ingresso da direito a sessão de filme, um pacote de pipocas e uma taça personalizada com uma dose de vinho, espumante ou suco de uva, a sua escolha. Para quem ficar com fome, ao longo da exibição há a presença de food trucks, servindo pratos e lanches especiais.
A Peterlongo também aceita visitações guiadas, mediante agendamento prévio. Um passeio encantador pelos parreirais, conhecendo as instalações dentro do castelo e explorando os túneis subterrâneos da cave, que saem nos jardins da vinícola. Um roteiro encantador, digno de cinema.
A Peterlongo certamente vai muito além de ser apenas uma vinícola, oferecendo atrações e experiências inesquecíveis, em um cenário simplesmente encantador!