Em Nova Petrópolis, dezenas de esculturas contam a história dos primeiros moradores da região no Parque Pedras do Silêncio. São mais de 80 obras que representam diversas cenas, personalidades e objetos que foram fundamentais na colonização da Serra Gaúcha.
O projeto surgiu do sonho de dois irmãos. Valnor e Caludionor Heckles queriam encontrar uma forma de resgatar, divulgar e homenagear a história dos primeiros moradores de Nova Petrópolis. Dessa forma, em 2011, surgiu a ideia do parque, que só veio ser aberto em 2014. Durante esses três anos, foi desenvolvido uma pesquisa cultural com o auxilio de historiadores e descendentes dos imigrantes, para desenvolver as peças que compõe o acervo do local.
Devido a abundância e e facilidade para ser trabalho, o arenito foi escolhido como o material para as obras. Três escultores (Cristovão Hullen, Rogério Bertoldo e Rodrigo de Azevedo) trabalharam com mais de 300 toneladas de pedra para dar vida as peças do parque.
O nome da atração surgiu logo depois. A inspiração veio do silêncio das esculturas, que contam a história da imigração na Serra Gaúcha, levando o visitante em uma jornada pelo passado e tradições dos povos que escolheram a região como o seu novo lar.
Um passeio cheio de aprendizados e encantos, perfeito para aqueles que desejam conhecer mais sobre a história da Serra Gaúcha, ou apenas apreciar os encantos de Nova Petrópolis.
O que: Parque Pedras do Silêncio
O que é: um museu a céu aberto com mais de 80 esculturas de granito, que conta a história da imigração germânica na Serra Gaúcha.
Quando ir: Aberto diariamente, das 09:30 às 18:00
Quanto: Ingresso R$30,00 e meia R$15,00. Crianças até 6 anos não pagam entrada.