O Cine Embaixador foi inaugurado em 1967, construído através de doações dos moradores da comunidade. O objetivo era ser um local público de lazer para os jovens da época. Em 1973 o lugar sediou o primeiro Festival de Cinema de Gramado, o passo inicial para transformar a cidade no polo do Cinema Nacional.
O Palácio dos Festivais como é conhecido hoje só surgiu em 1987, comemorando os 15 anos do Festival. A estrutura antiga não tinha mais capacidade para o público, além de outros problemas técnicos. Todo o prédio foi reformado, a fachada refeita em estilo germânico, que passou a ostentar a face do Kikito, o deus da alegria e energia positiva, idealizado pela artista Elizabeth Rosenfeld, cuja escultura é usada desde 1970 como troféu nas premiações do Festival.
O “Caminho das estrelas” completa o cenário. Inspirada na calçada da fama de Hollywood, vários artistas deixaram sua mão marcada no cimento da calçada que circunda o Palácio. Além de sediar o Festival no mês de agosto, o local exibe sessões de filmes para a população o ano inteiro, e também o Museu do Festival de Cinema que fica em anexo ao palácio.
Com capacidade para 1100 pessoas, acesso a cadeirantes, excelente localização, e mais de 40 festivais no currículo, o Palácio dos Festivais se tornou um dos pontos turísticos de maior influência de Gramado. Um marco na história do cinema nacional e latino americano.
O que: Palácio dos Festivais
O que esperar: Palco do maior festival de cinema do país, também abriga o Museu do Festival de Cinema e exibe sessões de filmes ao longo do ano
Quando ir: As sessões de filme no cinema são exibidas de sexta à domingo, as 20:30. Durante o Festival o horário é diferenciado
Quanto: R$ 15,00 o ingresso do cinema (preço em maio de 2018). Durante o Festival, os ingressos para as exibições dos filmes participantes são vendidos com valores diferenciados e em quantidade limitada.