O Museu do Festival de Cinema de Gramado (MFCG), é o primeiro museu de cinema interativo e contemporâneo da américa latina e o único sobre a história do Festival. Inaugurado em 26 de outubro de 2016, o local abriga 4 décadas de história do cinema nacional.
Uma “escada vermelha”, dentro do Palácio dos Festivais, leva os visitantes para um dos maiores acervos do cinema nacional do país. Nas paredes, cartazes e fotos dispostos em ordem cronológica, proporcionam uma viagem no tempo, desde o primeiro Festival, em 1973, até os dias de hoje. No final dela, estão mais de quatro décadas de história, contada através de figurinos, itens, registros e depoimentos das pessoas que tornaram isso tudo real.
Foram 4 meses de pesquisas e mais de 10.000 documentos analisados para criar o acervo, dividido em diversos setores que ocupam os 584m² do local. Fugindo do estereótipo de museus serem monótonos e antigos, atrações interativas permitem que o público se aprofunde ainda mais nas histórias contadas ali. São jogos, quiz, ferramentas de pesquisas e você até pode ser diretor do seu próprio filme, definindo a história, os personagens e trilha sonora. O resultado é enviado direto para o seu e-mail.
O mini cinema inspirado no filme “A dama do Cine Shangai”, de 1987, conta com 12 poltronas, perfeitas para assistir filmes e curtas exclusivos exibidos aqui. Zezé Motta, Lima Duarte e Maitê Proença são os embaixadores do museu, que ainda conta com a curadoria da museóloga Daniela Schmitt e do diretor de audiovisual e criação, Walther Neto. O museu busca mostrar toda a paixão e dedicação existente por trás das películas nacionais, e despertar emoções através da sétima arte.
O que: Museu do Festival de Cinema de Gramado
O que é: quatro décadas de acervo sobre o festival e o cinema nacional e latino americano.
Quando ir: Aberto de segunda a sábado, das 10:00 às 18:00
Quanto: R$ 20,00 de segunda a sexta, e R$ 30,00 aos sábados. (preços em maio de 2018)