Atenção! Todos a bordo, o trem está prestes a partir. Próxima parada: descobertas, conhecimento e diversão no Mundo a Vapor!
Prossiga com cuidado na RS 235, que liga Gramado e Canela, há um acidente ferroviário na pista. O trem caindo do segundo andar é um convite para uma viagem no tempo repleta de aprendizados no Mundo a Vapor.
A fachada do local recria o famoso acidente do Expresso de Granville, que aconteceu em Paris no ano de 1895. Os freios da locomotiva falharam, levando o trem a ultrapassar a mureta de proteção, atravessando as paredes da Estação Montparnasse e caindo de uma altura de 10 metros. A réplica em Canela certamente chama a atenção, e o local é parada obrigatória para tirar fotos, mas essa é só a primeira atração do Mundo a Vapor.
A proposta do parque é fazer os visitantes voltarem no tempo, para quando o mundo era movido por vapor, em um ambiente cheio de vida, arte e movimento. O local recria maquinários antigos e cenários que mostram toda a evolução das máquinas e sua importância para o desenvolvimento da humanidade.
Entre as miniaturas presentes no local você encontrará uma serraria, ferraria, usina hidrelétrica e outros estabelecimentos que dependiam do vapor para operarem. Em uma escala 20 vezes menores que o mundo real, acompanhe como eram os processos de produção ao vivo, com pequenos trabalhadores operando cada um dos cenários.
Você também pode conhecer uma fábrica de Erva Mate e a menor fábrica de papel do mundo. Cada atração conta placas informativas, e sempre que você tiver alguma dúvida ou desejar saber uma curiosidade, os instrutores lhe atenderão prontamente.
O ponto alto do Mundo a Vapor é o passeio de trem ao ar livre. Destinado principalmente para crianças, uma pequena locomotiva realiza um tour pelo terreno do parque, permitindo sentir toda a emoção de andar em um trem de verdade! Não esqueça de passar na loja de souvenires e levar uma lembrança para casa.
O que: Mundo a Vapor
O que é: Um parque dedicado a contar a história das máquinas movidas a vapor.
Quando ir: Aberto de quinta a terça, das 9:00 às 17:00. Nos meses de julho, novembro e dezembro o parque abre todos os dias.
Quanto: A entrada custa R$36,00, crianças de até 12 anos, estudantes e idosos pagam meia entrada, R$18,00. *
*Valores em agosto de 2018