
Em meio as belas paisagens da zona rural de Gramado, o Moinho Cavichion guarda histórias e lembranças dos primeiros moradores da cidade e, de quebra, você ainda pode levar deliciosos produtos coloniais para casa. Conheça mais esse atrativo da Serra Gaúcha!
A cerca de 15 Km do centro de Gramado, o Moinho Cavichion é uma charmosa construção as margens de um riacho. No local, os primeiros moradores da região produziam farinha e demais produtos coloniais, para consumo próprio e venda nas feiras da região. Hoje, o lugar funciona como atração turística, um museu que proporciona aos seus visitantes a imersão única na história dos primeiros moradores da Serra Gaúcha.
Dentro do prédio, estão expostos itens e acessórios usados no dia-a-dia dos imigrantes italianos, que vieram viver em Gramado no início do século XX. A visitação é guiada por uma das descendente dos Cavichions, ela vai apresentando cada objeto de maneira descontraída e bem-humorada, o que torna o passeio ainda mais especial.
Durante a apresentação, é mostrado na prática o funcionamento do moinho na moagem de milho, para produzir o fubá. Após o tour pela história do local, o visitante fica livre para explorar o recinto e comprar produtos deliciosos, como biscoitos, geleias, sucos e vinhos, todos produzidos pelos moradores da região.
Uma dica especial, a roda do moinho fica nos fundos da construção, e proporciona cenários únicos e especiais para fotos. Perfeito para atualizar o álbum de viagem com registros diferentes, mas não menos encantadores!
O que: Moinho Cavichion
O que é: um museu que abriga artefatos e lembranças dos primeiros imigrantes italianos a virem morar na Serra Gaúcha.
Quanto: A atração geralmente faz parte de pacotes de passeios pela zona rural de Gramado.
Quando: O local está aberto à visitação em segundas, quartas e sextas. Durante a alta temporada (julho e de outubro a dezembro), a atração também conta com atendimento em horários especiais nos demais dias.