O presente de um avô para sua neta, hoje o Mini Mundo é um dos parques mais famosos de Gramado. Um mundo onde tudo é 24 vezes menor que a realidade, com réplicas de prédios e castelos de todo o planeta e povoado por mini habitantes.
Em 1979, Otto Höppner decidiu presentear sua neta com uma casa de boneca. Construída em um terreno ao lado do Hotel RittaHöppner, Otto logo percebeu que poderia criar um mundo mágico, que lembrasse de sua infância na Alemanha. Assim começa a história do Mini Mundo.
Ano após ano, novidades eram adicionadas ao parque. Um trem, réplicas dos castelos de Neuschwanstein e Lichtenstein, a Igreja de São Francisco de Assis, de Ouro Preto, um lago, a prefeitura de Gramado e até a Usina do Gasômetro, de Porto Alegre. Melhoras na infraestrutura do parque também foram feitas, como o sistema sonoro exclusivo para cada área, aumentando a imersão dos visitantes.
Algumas construções chegam a exigir meses de dedicação e testes. Todos os pequenos prédios são construídos com materiais resistentes ao clima de Gramado.Mesmo assim, o lugar já sofreu com o tempo em 1994, quando a neve forçou o parque a fechar, pois os túneis do trem estavam obstruídos.
O parque é ao ar livre e possui infraestrutura completa, com área de alimentação, atividades para crianças e loja que vendem souvenires.
O que: Mini Mundo
O que é: Réplicas de prédios e construções do mundo inteiro, com mini habitantes esculpidos a mão que povoam o local.
Quando ir: aberto diariamente, das 9:00 às 17:00
Valores: R$36,00, crianças de até 2 anos não pagam. *
* Valores em junho de 2018.