O primeiro parque do país dedicado as lavandas, focado na divulgação da espécie e seus benefícios terapêuticos. São 3 hectares de terra com mais de 1000 plantas diferentes, um passeio imperdível para os amantes da natureza.
O Le Jardin surgiu em 2006, como uma casa de chá onde os visitantes podiam apreciar o jardim florido e as paisagens da Serra Gaúcha. Uma reformulação foi necessária em 2009, abandonando os chás e abraçando o cuidado e dedicação as lavandas. Hoje, são mais de 50 espécies só da planta que dá nome ao parque, algumas delas exclusivas no Brasil.
As lavandas são uma planta típica do norte da África e sul Europeu, usadas principalmente em tratamentos terapêuticos, como combate a depressão e insônia. Seus óleos e essências são usados como calmante e também como medicamento contra problemas respiratórios. Se você ficou curioso, pode experimentar uma série de produtos derivados da planta comercializados na loja do local, que também conta com uma cafeteria. Uma dica nossa: experimente o Apfelstrudel, um doce com massa folheada e recheio de maçã, prato típico da culinária alemã e um dos mais pedidos no Le Jardin.
Hoje o parque recebe mais de 50 mil visitantes por ano e figura entre as 15 melhores atrações de Gramado, o melhor de tudo isso? A entrada é totalmente gratuita, até os seus animais de estimação são bem-vindos. Um lugar que certamente merece a sua visita.
O que: Le Jardin (Le Jardân) Parque de Lavandas
O que é: o único parque do Brasil dedicado ao cultivo e preservação de Lavandas
Quando ir: de terça a domingo, das 09:30 às 17:30
Quanto: Acesso Gratuito