Escolha uma Página

Guia completo do clima gramadense

Planejando conhecer a Serra Gaúcha? Quer saber como vai estar o clima durante sua visita? Gramado é uma caixa de surpresas quando o assunto é tempo. Para estar preparado, confira no guia completo sobre o clima gramadense!

A serra gaúcha é reconhecida pelos seus dias frios, com manhãs enevoadas que se revelam em esplendorosas tardes de sol no Lago Negro. A verdade é que o clima gramadense não é bem assim. Com mais de 15°c de variação de temperatura ao longo do dia, o segredo para conhecer a Região das Hortênsias é vir preparado!

Como se não bastasse as mudanças de temperatura, viradas no tempo são repentinas. Uma manhã ensolarada é encoberta pela neblina, quando ela vai embora, a chuva assume o seu lugar. Então não se assuste ao ver os moradores da cidade carregando guarda-chuvas quando o sol estiver no céu, principalmente se for durante o período de chuvas.

E quanto é isso? Você deve estar se perguntando. Calma, vamos separar mês por mês, mostrando o que você deve esperar daquele momento. Lembrando que, essa é a forma como o clima costuma se comportar durante cada mês, sendo impossível prever com exatidão como será o tempo durante o período. Variações climáticas sempre podem acontecer, bagunçando toda a previsão.

Janeiro e fevereiro

Rua Torta

A famosa Rua Torta

Esses dois meses marcam o verão gramadense. A temperatura média, em ambos, é de 20°c, podendo chegar até 30°c. Pois é, nem sempre é tão frio por aqui. O volume de chuvas não é alto, tornando esse período ideal para as atividades ao ar livre, como os parques ecológicos da serra e o tão famoso Lago Negro.

Março

Março em Gramado

Detalhes encantadores de março

Assim como a música, as águas de março fecham o verão de Gramado. O mês é o segundo mais chuvoso do ano, o que já começa a provocar uma pequena queda na temperatura, deixando a média em torno de 18°c.

Abril

Outono em Gramado

Outono em Gramado

O mês representa a chegada do outono na serra, e como um prenúncio do inverno, os termômetros continuam caindo, ficando em torno dos 15°. Mas não se engane, ainda há tarde quentes espalhadas durante o período.

Maio

Maio em Gramado

O mês proporciona paisagens incríveis!

Folhas secas são levadas pelo vento e as madrugadas frias chegam, obrigando as pessoas a tirarem os cobertores do armário. A média fica em torno de 13°c e não é incomum a ocorrência de temperaturas negativas.

Junho

Inverno gramadense

Inverno gramadense

Começa o inverno em Gramado! Pegue a touca, cachecol e luvas para curtir a Serra Gaúcha! A temperatura cai para a faixa dos 12°c, e a neblina é um elemento marcante das manhãs. Preste atenção, dos meses de frio, junho é o que tem o maior índice de chuvas. Tenha uma capa sempre em mãos.

Julho

Lago Negro

O Lago Negro

A alta temporada da cidade registra as mais baixas temperaturas do ano, com a média mínima em 7°. Julho é um dos períodos que mais atraem turistas para cá. Com os termômetros lá em baixo, o clima europeu da região é realçado, e a neblina ao entardecer torna o ambiente ainda mais encantador!

Agosto

Agosto em Gramado

Agosto marca o Festival de Cinema de Gramado

É hora de preparar a pipoca e curtir o melhor do cinema nacional e latino americano no Festival de Cinema de Gramado. Mesmo com o inverno começando a se despedir, a média fica em 13°c. Preste atenção, a temperatura durante a noite, quando acontece as principais atrações do evento, que pode chegar a 5°. Leve sempre um casaco extra.

Setembro

Setembro em Gramado

Nuvens carregadas são constantes em setembro

Pode preparar o guarda-chuva, setembro é o mês mais molhado da cidade, com uma média de 197 mm de chuva. Mesmo com todas essas garoas e tempestades, a primavera chega, aumentando as temperaturas para a casa dos 15°c. A melhor dica para aproveitar o mês, é curtir atrações indoor como, por exemplo, o Snowland.

Outubro

Hortênsias em Gramado

As hortênsias também começam a dar as caras no final de outubro.

Bonecos de neves e ajudantes do Papai Noel começam a aparecer pelas ruas da cidade.  Não, o inverno não voltou, é o Natal Luz que está chegando!  Gramado inicia as preparações para o maior evento do município, e clima começa a esquentar, literalmente. Em outubro os termômetros já marcam máximas acima dos 20°c, e a temperatura média fica por volta de 16°c.

Novembro e dezembro

O Natal Luz muda completamente a cidade!

O Natal Luz muda completamente a cidade!

O verão chegou, trazendo com ele o Papai Noel e milhares de turistas. É durante este período que Gramado recebe o maior número de visitantes, atraídos pelo belíssimo Natal Luz. Não é exagero dizer que a cidade muda completamente durante essa época, e o tempo ajuda aqueles que vêm conhecer o destino. A média fica em 18° em ambos os meses, com máximas podem bater na casa dos 30°c. Não esqueça o guarda-chuva, o volume de precipitações é bem alto neste período. E preste atenção, sempre pode haver madrugadas geladas por aqui, mesmo na estação mais quente do ano.

Já está com a viagem marcada para Gramado? Agora você está pronto para encarar o clima serrano. Se ainda ficar com dúvida do que trazer na mala, é só conferir o nosso guia completo!

Compartilhe com seus amigos: