Escolha uma Página

Garibaldi: Uma cidade de cinema!

 

Ao passear pela Serra Gaúcha, é bastante comum aqueles momentos em que você para e pensa: “Isso é o cenário de um filme”. Se você estiver em Garibaldi, essa afirmação pode estar corretíssima.  A cidade já foi cenário de diversas obras audiovisuais que você pode conferir de perto na rota cinematográfica!

Garibaldi - Divulgação

Estação de trem em Garibaldi – Divulgação

Garibaldi é um destino encantador da Serra Gaúcha. A Capital Nacional do Espumante é repleta de paisagens espetaculares! São as vistas da serra, a zona rural com os parreiras e casas que parecem que pararam no tempo. Até mesmo as ruas tranquilas da pacata cidade, pontuadas com prédios históricos e cafés charmosos. Tantas belezas acabaram chamando a atenção de grandes produtores do cinema nacional.

Diversas produções audiovisuais foram gravadas por lá, desde comerciais, novelas e filmes. Os amantes da sétima arte não ficam desamparados, se você deseja conhecer de perto cada um dos pontos usados para o cenários das obras, pode comemorar! Garibaldi montou um roteiro completo que contempla 15 pontos da cidade usados como locações para as filmagens.

O roteiro cinematográfico é auto guiado, ou seja, você escolhe os locais e a ordem na qual você deseja visitá-los. Em cada localização, há placas de identificação, com informações sobre aquele ponto e as obras gravadas ali. O guia pode ser retirado na prefeitura da cidade, ou em hotéis e restaurantes. Com o material em mãos, é só curtir a viagem pelos cenários da sétima arte na Serra Gaúcha!

Cenários espetaculares fazem parte do cenário em Garibaldi - Foto: Alexandra Ungaratto

Cenários espetaculares fazem parte da paisagem em Garibaldi – Foto: Alexandra Ungaratto

Entre as atrações, está a Ponte dos Fanti. O local foi usado nas gravações da comercial natalino da Coca Cola: Uma Ponte para Noel. A estrutura de madeira foi destruída durante um temporal em 1920, porém, devido ao desenvolvimento da região, a travessia acabou sendo refeita, com o visual que aparece no comercial.

Você também pode almoçar no Restaurante do Palhinha, local cheio de história que foi o plano de fundo dos filmes Real Beleza e O Filme da Minha Vida. O prédio onde já foi a prefeitura da cidade encanta com sua simplicidade.  Muitos turistas que visitam o local reconhecem imediatamente o cenário e aproveitam para tirar fotos.

Uma das paradas mais legais é a Vila Fitarelli, um museu a céu aberto que recria as construções dos primeiros imigrantes italianos. Todo o local passa a sensação de ter feito uma viagem no tempo para uma vila colonial no final do século XIX. Cada prédio abriga um acervo diferente, itens selecionados pelo idealizador do projeto, o veterinário Luiz Fitarelli, totalizando mais de 8 mil peças.

O cenário é a ambientação perfeita para filmes de época, tanto que este local foi usado para a filmagem de duas novelas: Além do Tempo e Tempo de Amar, assim como a minissérie Decamerão.

O museu ainda não está aberto ao público, porém, é permitido realizar visitas guiadas pelo local. Para saber mais, acesse o site deles.

Agora é hora de você se preparar para ir viver sua própria história de cinema em Garibaldi! Para saber mais sobre a rota cinematográfica e conferir todos os locais, acesse o site da cidade. Se deseja saber mais sobre o município, não deixe de conferir a página oficial no Facebook.

Compartilhe com seus amigos: