Escolha uma Página

Quem não fica com água na boca só de pensar na principal iguaria da Serra Gaúcha? Claro que estamos falando dos chocolates artesanais de Gramado. Como hoje é celebrado o Dia Mundial do Chocolate, venha conferir mais sobre o doce que acabou se tornando marca registrada da região.

O chocolate dominou o mundo, porém, foi em Gramado que o chocolate brasileiro encontrou sua casa. Antes de entender como o doce chegou aqui, vamos fazer uma viagem e descobrir como essa delicia se tornou mundialmente conhecida.
A história começa por volta de 1500 a.C, quando os maias descobriram o cacau e passaram a usá-lo em rituais, na forma de uma bebida temperada com baunilha e pimenta. Os espanhóis chegaram a América, aprovaram a iguaria e a levaram para a Europa. A partir de então, o sucesso da fruta foi se espalhando, até chegar à Suíça. Por lá, tiveram a ideia de adicionar leite a mistura, e assim, nasceu o chocolate.

Chocolates Artesanais de Gramado

Chocolates Artesanais de Gramado

A inspiração para os chocolates artesanais de Gramado veio da Argentina. Em 1975, o gaúcho Jayme Prawer descobriu o oficio em Bariloche. A similaridade de lá, com o município da Serra Gaúcha,foi o motivo da escolha da cidade como o berço de seu novo empreendimento. No final do mesmo ano, a Prawer iniciava as suas operações, produzindo e comercializando chocolates artesanais.
A qualidade da produção na cidade se tornou nacionalmente reconhecida. São opções para todos os paladares: preto ou branco, ao leite ou amargo, com sabor de frutas ou mentolado. É fácil encontrar diversos tipos do produtos nas lojas da região, entre tabletes, bombons, trufas e drágeas.
Para aproveitar cada pedacinho de chocolate na Serra Gaúcha, é bom organizar um roteiro com as principais atrações relacionadas ao assunto. Para ajudar, separamos os principais pontos que merecem a sua visita:

Mundo do Chocolate

Mundo do Chocolate

Mundo do Chocolate – Divulgação

Localizado no centro de Gramado, o lugar exibe esculturas feitas inteiramente de chocolate, são mais de 200 peças, totalizando 30 toneladas. O visitante ainda pode acompanhar o processo de produção e saborear o doce ainda em sua forma líquida, direto da temperadeira, máquina utilizada durante o preparo. Ao final do passeio, uma loja da Lugano espera os visitantes com as delicias da marca.

 

A Fabulosa Loja de Chocolates

A Fabulosa Loja de Chocolates

A Fabulosa Loja de Chocolates

Um sonho! Essa é a forma que podemos descrever a nova loja da Caracol em Gramado. Soldadinhos de chumbo recepcionam os visitantes, em um ambiente ricamente decorado, com bailarinas, livros e até um carrossel. Além de vender os chocolates da marca, o local é ideal para comprar lembranças e souvenires da cidade.

Reino do Chocolate

Um castelo localizado na Avenida das Hortênsias, onde toda a história do cacau é contada através de cenários lúdicos. O local ainda conta com playground para as crianças e, é claro, uma loja de chocolates da Caracol, com todas as variedades imagináveis.

Terra Mágica Florybal

Prepare-se para embarcar em uma viagem mágica, repleta de criaturas místicas e dinossauros. Uma trilha ao ar livre leva os visitantes através de áreas temáticas, com personagens mágicos e encantadores. O local ainda conta com atrações como o cinema 7D, o voo de Pterodáctilo e o Dino móvel. No centro do parque, um castelo funciona como restaurante e loja.

Agora que você já conhece mais sobre o chocolate artesanal de Gramado, suas próximas viagens por aqui serão ainda mais doces!

Compartilhe com seus amigos: