Chegou o verão! A estação do calor e dias ensolarados é perfeita para fazer atividades ao ar livre em meio a natureza da Serra Gaúcha. Pensando nisso, selecionamos algumas das melhores cachoeiras para conhecer por aqui. Confira!
A natureza é certamente um dos principais atrativos da Serra Gaúcha. Os verdejantes morros, decorados aqui e ali por charmosas construções, proporcionam vistas de tirar o fôlego. Mas é apenas caminhando por entre as árvores centenárias que você encontrará os verdadeiros encantos serra. Trilhas que levam a espetaculares cascatas e cachoeiras, onde o canto dos pássaros se une ao som da correnteza para proporcionar momentos únicos de ligação com a natureza.
Para te ajudar a viver essa experiência, selecionamos algumas das melhores cachoeiras que você pode encontrar por aqui, conheça!
Cascata do Caracol
Localizada em Canela está uma das quedas d’água mais famosas do estado e o principal cartão postal da Região das Hortênsias, a Cascata do Caracol! Com 131 metros de altura, o local conquista os visitantes com sua magnitude. Se você quer conferir ela de perto, há duas maneiras de apreciá-la.
A primeira é no Parque do Caracol, que conta com 100 hectares destinados a preservação a ambiental, destes, 25 são abertos ao público. Além de trilhas, por lá você encontrará feira de artesanato, uma réplica de uma vila de colonizadores povoada por personagens carismáticos e ruínas de algumas das primeiras construções de Canela.
A segunda opção é através dos Bondinhos Aéreos, no Parques da Serra, que oferecem uma vista panorâmica espetacular da cascata. No parque você poderá aproveitar trilhas e atrações para as crianças, como a Estação Animal, um local com esculturas interativas de animais, feitas de madeira e que reproduzem o som de cada criatura.
Ecoparque Sperry

As trilhas do Ecoparque Sperry são o programa perfeito para se fazer em família ou com os amigos. – Foto: Rafael Cavalli
Banhado por três cursos d’água e pontuado por um forte declive, o Ecoparque Sperry abriga inúmeras cascatas, cachoeiras e cânions. São 20 hectares de natureza intocada em meio a Mata Atlântica, que se revelam aos visitantes através de trilhas e mirantes.
O principal percurso do parque conta com duração média de 1 hora e dois quilômetros de extensão, e levará você a cenários surpreendentes. As trilhas são consideradas de nível fácil, e possuem sinalização intuitiva ao longo de todo o caminho.
Se bater a fome, não deixe de conferir o restaurante Bêrga Mótta. O estabelecimento busca resgatar a culinária de nossos antepassados, onde o amor e o carinho são o principal tempero. O cardápio conta com pratos típicos da cozinha brasileira, com forte influência dos ingredientes da Região das Hortênsias.
Passo do Inferno (Parque da Cachoeira)
Não se assuste com o nome, este lugar é considerado um verdadeiro paraíso pelos amantes da natureza. O local começou a ser chamado dessa forma devido a um trecho raso do Rio Santa Cruz, por onde as caravanas de viajantes atravessavam as correntezas. Entre 1933 e 1935, o Exército Brasileiro construiu a Ponte de Ferro no local, com o intuito de facilitar a extração de madeira na região. A estrutura veio se a tornar o ponto mais conhecido da região, proporcionando um cenário incrível para tirar fotos.
Também chamado de Parque da Cachoeira, o local é o único da lista que permite banhar-se em locais sinalizados e conta, inclusive, com piscinas e toboáguas. A infraestrutura do parque possui áreas para piqueniques, piscinas naturais, churrasqueiras ao ar livre e trilhas ecológicas autoguiadas.
Por lá você também pode praticar rapel e camping, além de desbravar atrações que só se revelam ao aventureiros mais dedicados, como a Cascata Secreta, que se encontra ao final do percurso de 4 quilômetros da Trilha da Toca.
Já escolheu qual vai ser a sua próxima aventura na Serra Gaúcha?