Escolha uma Página

Antes de separar as roupas para a viagem, é preciso entender como funciona o clima da Serra Gaúcha. A média da temperatura durante o inverno é em torno de 11°, com a mínima chegando aos -2°c e a máxima em torno de 21°c. Quando vier para cá, esteja pronto para encarar ambas as temperaturas, no mesmo dia.

A principal dica de todas é usar a “tática da cebola”. Se vestir com camadas de casacos e roupas quentes e ir tirando ao longo do dia para se sentir confortável. Então, por mais tentador que seja colocar um casaco por cima do pijama na hora de sair do hotel, não recomendamos essa prática.

Família em Gramado

O segredo é se adaptar as variações de temperatura.

Como se não bastasse os termômetros subindo e descendo, a neblina dificulta um pouco mais as coisas. Aparecendo nas primeiras horas da manhã e ao final do dia, a névoa pode ser bastante incomoda para os visitantes. Basta apenas alguns passos para perceber a umidade na pele. Se você não cuidar, em poucos minutos de caminhada seu casaco vai estar encharcado. A pedida aqui é usar casacos impermeáveis, ou evitar ficar em lugares ao ar livre por muito tempo.

A grande estrela do inverno gramadense não é tão comum quanto alguns pensam. A neve é resultado de uma combinação de temperaturas baixíssimas com a alta umidade no ar, e geralmente acontece durante a madrugada, quando poucos presenciam o evento. Se você deseja ver neve, o melhor que pode fazer é programar sua viagem para os meses mais frios, como junho, julho e agosto, ou, dar um pulinho no Snowland.

Gramado no Inverno

A cidade escurece cedo no inverno.

Pronto, entendendo um pouco mais sobre o inverno daqui, é hora de preparar as malas, anote o que é fundamental:

  • Casacos e roupas quentes: o frio em Gramado pode ser bem intenso, principalmente durante a noite. Então tenha certeza de trazer pelo menos um casaco mais pesado, capaz de segurar os ventos gelados e de preferência impermeável, para lidar com a neblina.
  • Roupas de meia estação: Malhas leves, casaquinhos e calças jeans são fundamentais para encarar as variações de temperatura da cidade durante o dia.
  • Toucas, luvas e cachecóis: As extremidades do corpo perdem temperatura muito fácil, então esteja pronto para enfrentar o clima de Gramado.
  • Roupa térmica: A sua melhor aliada. As blusas térmicas são peças leve que ajudam a manter a temperatura do seu corpo. Perfeitas para quem não gosta de andar com vários casacos. Caso você não tenha, é bem fácil adquirir uma nas lojas da cidade.
  • Roupas leves: Sim, isso mesmo. Os veraneios fora de época são bem comuns por aqui e acontecem quase todos os anos. Como são difíceis de prever, o melhor é você vir preparado.

Separou tudo? Na hora de montar a mala, preste atenção. O ideal é que a maior parte seja reservada para roupas de inverno, algo em torno de 60% ou 70% do que você for trazer. O restante será usado para roupas de meia estação e uma pequena parte para roupas leves, uns 10% já é o suficiente. Infelizmente, não temos como prever o tempo com a mesma antecedência que planejamos a viagem. Então fique de olho em canais meteorológicos e faça pequenas adaptações em sua bagagem para não ser prego de surpresa pelo clima.

Depois de tudo pronto, é só se manter aquecido e curtir um dos melhores destinos nacionais. Aproveitando tudo que Gramado tem a oferecer, mesmo abaixo de 0°c.

Compartilhe com seus amigos: