Escolha uma Página

Onde comer bem em Gramado

São mais de 400 opções de restaurantes em Gramado para você escolher. Da tradicional sequência de fondue a bistrôs elaborados para todos os gostos e bolsos.

Luciano Palumbo
@TurismoEtc

Se você está de dieta, literalmente não vá a Gramado. Desculpe, mas é a mais pura verdade. Manter o peso por lá é uma tarefa mais que difícil. Por ali, há uma “orgia” gastronômica com inúmeras opções calóricas e deliciosas que te perseguem, começando pelo café da manhã, já que os hotéis e as pousadas – independente da categoria – oferecem minis cafés coloniais, com itens para deixar qualquer bom de garfo satisfeito logo pela manhã.

Café da manhã servido nos hotéis de Gramado

Café da manhã servido nos hotéis de Gramado

 

Gramado – e boa parte da Serra Gaúcha – apesar de ter sido colonizada por imigrantes alemães e italianos, se tornou, verdadeiramente, a Suíça brasileira, oferecendo muitos restaurantes e boas opções para saborear uma deliciosa, fondue. A experiência pode ser encontrada em um dos inúmeros restaurantes da cidade.

Ninguém sai de Gramado sem provar a iguaria ao menos uma vez. Pela cidade, o que mais se vê são faixas anunciando rodízios do prato predileto das famílias. Carne, queijo, chocolate e, pasmem, até truta está dentro do esquema. São inúmeras opções na cidade, porém, nem sempre o mais barato é o melhor. Duas dicas: os restaurantes Belle du Valais e Le Petit Clos são as melhores opções de custo benefício em Gramado.

Gastronomia Italiana na Serra Gaúcha

Gastronomia Italiana na Serra Gaúcha

No entanto, uma dica de programação gastronômica (e cultural) é almoçar na zona rural da cidade gaúcha, na Cantina Linha Bella, aberta em 2008. O que se encontra lá: bom atendimento, comida deliciosa e variada e música ao vivo – com dois músicos que cantam músicas em português e em dialeto italiano. Eles são ótimos! No restaurante que só abre sob reserva, há três bufês distintos: de comidas quentes, de saladas e de sobremesas.

Além dessas opções, há outras opções como aconchegante Josephina Café – um bistrô, de fácil acesso, no centro de Gramado e bem perto da Igreja Matriz São Pedro, oferece pratos deliciosos, num ambiente  acolhedor, com lareiras, poltronas de couro, sofás e jogo de xadrez. No cardápio você pode pedir entre saladas mais sofisticadas, sopas, cremes, caldos, omelete, risotos, massas, carnes, peixes, salgados, waffles e doces.

Pra quem quer algo mais rápido e com muito sabor e recheio, vale conhecer o Pasteleiro. O local é muito frequentado, principalmente em alta temporada. Toda a decoração é inspirada nos filmes mais famosos e até os pastéis têm nome de filmes.  Também são oferecidas saladas e sopa no pão.

Luciano Palumbo é jornalista e fundador do TurismoEtc

Compartilhe com seus amigos: