Viaje no tempo e veja de perto como era a vida dos primeiros imigrantes italianos da Serra Gaúcha na Casa de Bona, uma das mais antigas e bem conservadas construções da região. Local onde natureza e história se mesclam em uma só.
Em meio a natureza de Farroupilha, se esconde um casarão colonial italiano, repleto de histórias e memórias daqueles que ali viveram. A Casa de Bona foi construída em 1888 e ainda hoje é uma das mais imponentes construções da cidade. Um local muito bem preservado onde é possível ver de perto a história dos primeiros imigrantes da região.
O prédio segue os padrões de arquitetura italiana, com porão e paredes de pedra, e uma estrutura de madeira no topo. Próximo ao prédio principal também foi erguido uma segunda construção, feita completamente de pedras, que abrigava a cozinha. Também havia um moinho, que pereceu as chamas em um incêndio cujas as causas nunca foram completamente esclarecidas.
Os responsáveis pela construção da casa são o italiano Giuseppe Strapazzon e sua esposa Ângela Maddalozzo. No ano de 1911, a propriedade foi adquirida por Giovanni de Bona, quando passou a ser popularmente conhecida como Casa de Bona. O imóvel pertece a família até os dias de hoje.
Os encantos já começam na estrada que leval até a a residência. Um caminho de terra batida, muito bem cuidado, atravessa a mata, passando pela ponte de madeira sobre um simpático riacho. Hospitalidade é a palavra para definir o passeio pelo local. Logo na chegada, os visitantes são recebidos com uma xícara de chá quente e biscoitos, para só então, iniciar a visita guiada pelo local.
Ao atravessar os comôdos do casarão você poderá conferir os objetos que faziam parte do cotidiano daqueles que vivam por ali. Desde as foices que era cravadas nas paredes após um dia de trabalho, até as selas de cavalos especiais para mulheres calvagarem utilizando vestidos.
A visita se estende ao exterior da residência, um cenário belissímo, completado com a cachoeira ao lado da casa. É possível perceber como a natureza e a contrução se completam, em um ambiente bucólico e admirável. Próximo ao riacho que circunda a residência ficam as ruinas do antigo moinho, já tomadas pelo verde das plantas.
Se você ainda duvida das belezas do local, saiba que a Casa de Bona já usada como cenário para o longa metragem O Filme da Minha Vida e a minissérie Decamerão. Portanto, não é de se admirar que o local seja tão procurado para a realização de ensaios fotográficos.
Para conhecer o local, as visitas precisam ser agendadas com antecedência diretamente pelo site.
O que: Casa de Bona;
O que é: Um casarão colonial em meio a natureza da Serra Gaúcha que reúne um acervo de peças sobre a vida dos primeiros imigrantes da região;
Quanto ir: aberto diariamente das 09:00 às 17:00, é necessário agendar a visita;
Quanto: A entrada custa R$ 2,50, e para realizar ensaios fotográficos é preciso pagar uma taxa de R$ 50,00.