O primeiro café colonial do Brasil, com mais de 40 anos de tradição, traz nas receitas de Dona Lira, 80 opções de pratos deliciosos em um ambiente aconchegante com a típica hospitalidade da Serra Gaúcha.
Em 1972, surgia no jovem município de Gramado o Café Colonial Bela Vista. Trazendo a tradição dos desjejuns reforçados que os colonos tomavam antes de passar o dia trabalhando no campo, para os visitantes da cidade. Impulsionado pelo primeiro Festival de Cinema, o estabelecimento foi um sucesso desde o início de sua existência.
Entre os funcionários, estava a doceira Lira Caliari, trazendo na mala as receitas que aprendeu com sua mãe e tias na Linha Marcondes. Seu alto nível de exigência era uma marca de seus pratos.Chegava a jogar fora tortas inteiras até chegar no ponto certo. Sua dedicação logo a levou a assumir o comando do estabelecimento, e suas receitas ajudaram a completar o cardápio.
Hoje o local é parada obrigatória no roteiro de turistas da região.Inclusive, já foi citado no livro “1000 lugares para conhecer antes de morrer”, escrito por Patricia Schulz, jornalista que trabalha a mais de 2 décadas com turismo, e já vendeu mais de 3 milhões de cópias. Sem falar na premiação com o certificado de excelência do Tripadvisor, que já era esperada.Esta é a prova que a dedicação e as receitas da Dona Lira continuam conquistando corações até hoje.
O que: Café Colonial Bela Vista;
O que é: o café colonial mais tradicional da Serra Gaúcha, que oferece uma mesa farta a qualquer hora do dia;
Quando ir: aberto diariamente, das 11:30 às 23:00;
Quanto: R$71,25 por pessoa, crianças pagam R$35,60 (preços em maio de 2018)