Escolha uma Página

Além de Gramado: Conheça a Serra Gaúcha

Você já sabe que Gramado é um destino encantador, certo? Belezas naturais, arquitetura europeia, grande variedade de atrações e eventos, e uma gastronomia capaz de deixar qualquer um com água na boca. Então, que tal fazer algo diferente hoje? Arrume as malas, é hora de conhecer os outros destinos espetaculares da Serra Gaúcha!

As belezas da Serra Gaúcha já conquistam os corações há séculos. Desde o século XIX, pessoas como Joaquina Rita Bier, já reconheceram o potencial da região. Hoje, o destino se consagra como um dos principais pontos turísticos do país e da América Latina. Gramado é o grande foco dos visitantes, porém a serra guarda surpresas maravilhosas para aqueles que decidem explorá-la.

Canela

Parque Estadual do Caracol

A magnifica Cascata do Caracol

A “irmã” de Gramado, localizada a apenas 7 KM da cidade e de fácil acesso. Diversos visitantes acabam conhecendo os dois destinos em uma mesma viagem. Canela é conhecida principalmente pelas suas atrações naturais. O Parque Estadual do Caracol possui 25 hectares de trilhas naturais e abriga um dos principais cartões postais da Serra Gaúcha, a Cascata do Caracol, com 131 metros de queda d’água. Você também pode apreciar esse espetáculo natural nos Bondinhos Aéreos. Além deles, o Parques da Serra, que abriga a atração, também oferece trilhas naturais e atrações para as crianças.

Se você busca por mais adrenalina, conheça o Alpen Park e os seus trenós, que percorrem a natureza da região em velocidades que chegam até 40 Km/h. Caso deseje um programa diferenciado, preste atenção no acidente ferroviário na RS 235. O trem caindo do segundo andar é um convite para conhecer a história das máquinas miniaturas totalmente funcionais no Mundo a Vapor.

Nova Petrópolis

Aldeia do Imigrante - Divulgação

Aldeia do Imigrante – Divulgação

Conhecida como o Jardim da Serra Gaúcha, Nova Petrópolis encanta com suas cores e a tradição dos imigrantes alemães que povoaram a região. A cidade oferece atrações únicas, como o Labirinto Verde, na Praça das Flores, ou a oportunidade de conhecer de perto a história dos primeiros moradores da cidade na Aldeia do Imigrante.

Para os amantes de natureza, o destino não decepciona. O Pinheiro Multissecular é uma mostra dos encantos naturais ao passar dos anos. O Ninho das Águias oferece uma vista panorâmica da Serra e é o ponto de encontro dos paraquedistas na Serra Gaúcha. Aproveite também para levar o seu passeio a um novo nível no Jardim Mais Alto da Serra, que conta com a única plantação de Rosas Mosquetas, a 820 metros de altura.

Bento Gonçalves

Maria Fumaça - Divulgação Tour Uva e Vinho

Maria Fumaça – Divulgação Tour Uva e Vinho

Enquanto Nova Petrópolis é dedicada a tradição germânica, Bento Gonçalves abraça suas raízes italianas. Sim, esta é a terra das famosas vinícolas gaúchas e da Maria Fumaça.

O trem que é uma das principais atrações da cidade leva os visitantes em um passeio histórico, com direito a degustação de vinhos produzidos na região, sucos e comidas típicas. Falando nelas, as vinícolas oferecem uma ampla variedade de atrações. É possível andar de bicicleta entre os vinhedos, como se estivesse em um filme de Hollywood! Se você preferir, alguns estabelecimentos oferecem hospedagem com direito a vistas incríveis das plantações.

Garibaldi

Vizinha de Bento Gonçalves, Garibaldi é uma cidadezinha charmosa que passa despercebida no roteiro de muita gente. A Capital Brasileira do Espumante encanta com suas construções históricas muito bem preservadas e seus espumantes de alta qualidade. A dica aqui é o passeio de “Tim-Tim”. A bordo de um simpático caminhão, os visitantes fazem um passeio guiado por 42 pontos históricos do munícipio.

Carlos Barbosa

Parque da Estação em Carlos Barbosa

Parque da Estação em Carlos Barbosa

Nada melhor que um bom queijo para acompanhar uma taça de vinho, e disso, Carlos Barbosa entende bem. A pacata cidade fica bem pertinho de Garibaldi e Bento Gonçalves, e é a mais tranquila das três. Todos os anos o munícipio realiza o Festiqueijo, uma festa dedicada a iguaria que é marca da região.

São Francisco de Paula

Lago São Bernardo

Lago São Bernardo

Vizinha de Canela, São Francisco de Paula é uma cidade que vale a pena conhecer. A tranquilidade do Lago São Bernardo é um convite para esquecer os problemas da vida e aproveitar a natureza. Uma trilha no Parque da Cachoeira é um programa excelente para toda a família, e se você ama ler não deixe de passar na espetacular Livraria Miragem.

O que acha de prolongar sua viagem por mais alguns dias e conhecer esses locais incríveis na Serra Gaúcha? Já escolheu um favorito? Depois de Gramado, é claro! Conte para a gente nos comentários.

Compartilhe com seus amigos: