Escolha uma Página

Aldeia do Imigrante

Aldeia do Imigrante - Divulgação

Aldeia do Imigrante – Divulgação

Ande de pedalinhos no lago, caminhe pelas ruas da Vila Histórica e saboreie as deliciosas iguarias da culinária alemã. A Aldeia do Imigrante espera por você de braços abertos!

Foi em um desfile pelas ruas de Nova Petrópolis em 1974 que se percebeu a importância de preservar a tradição dos primeiros imigrantes alemães. A população que morava no campo veio caracterizada para a cidade, com o intuito de celebrar os 150 anos da colonização alemã no Estado. Trazendo utensílios e vestimentas típicas, foi possível perceber o valor histórico dessas peças e o risco que elas corriam de desaparecer para sempre. Sendo assim, em 1985 era aberto o Parque Aldeia do Imigrante.

O local com mais de 10 hectares de extensão se divide em 2 ambientes distintos. O primeiro é a Vila Bávara, com lojas de malhas, artesanato e produtos coloniais. No local também se encontra o Salão de Bailes, Quiosque e o “Biergarten” (Jardim da Cerveja), prédios construídos para receber as tradicionais festas do município, como o Festival Sabores da Colônia.

Seguindo nas trilhas que atravessam a natureza do parque, você encontrará um lago com pedalinhos e, logo mais a frente, a segunda parte do local: a Vila Histórica.

O lugar é uma representação das antigas vilas alemãs que existiam na região e nas zonas rurais. Uma peculiaridade do local: algumas das construções possuem mais de 100 anos e foram trazidas de diversas localidades de Nova Petrópolis. Os prédios foram desmontados e, posteriormente, com a ajuda de fotos, reerguidos dentro do parque. A estruturas foram feitas através do método enxamel, onde é construída uma estrutura de madeira, posteriormente preenchida com palha, barro e outros materiais que auxiliam no isolamento térmico, proporcionando um visual único.

Conheça também: Labirinto Verde – Nova Petrópolis 

Pelas ruas do pequeno vilarejo você encontra uma ferraria, cantina, escola, capela, o cemitério e uma réplica da primeira cooperativa de crédito da América Latina. Dentro da Vila Histórica também fica o Museu Histórico Municipal.

O parque é amplo e bem cuidado, as trilhas são sinalizadas e caso você se canse, há um transporte que leva os visitantes da entrada do parque até a Vila Histórica e vice-versa.

O que: Parque Aldeia do Imigrante

O que é: Um reduto da cultura dos imigrantes alemães, com trilhas, museu e muita história.

Quando ir: O parque abre diariamente das 08:30 até as 18:00.

Quanto: O acesso é gratuito, mas algumas atrações dentro do parque são pagas, como o transporte e os pedalinhos.