Prepare-se para uma aventura pelo subterrâneo de Gramado, iluminada pelos brilhos e encantos de um acervo com mais de 1000 pedras preciosas na Mina!
Se aventurar em baixo da terra é mais fácil do que você imagina. A Mina fica na RS 235, a apenas 2 Km do centro de Gramado. A entrada do local recria um simpático túnel de mineração, com pedras cintilantes que refletem seu brilho no pequeno lago, não tem erro.
A primeira atividade do passeio é explorar os 80 metros de galerias subterrâneas, que recriam túneis de extração de ametista, um dos minerais mais comuns do Rio Grande do Sul. Durante todo o tempo, um guia acompanha os visitantes, explicando os processos de extração, cuidados com as pedras e curiosidades gerais.
Entre os minerais encontrados por lá, é possível observar exemplares raros de Geodos e Drusas de Ametista, Citrino, Calcita e cristais de Quartzo, todos incrustados no basalto, como se tivessem sido encontrados momentos antes do visitante chegar.
Conheça também: Mini Mundo
Após o tour, é hora de conhecer o museu, que conta com um acervo com mais de 1000 itens. O trabalho de coleta e catalogação foi resultado de mais de 30 anos de trabalho na área de mineração. Tudo isso para criar um espaço destinado aos admiradores de pedras preciosas. Com peças raras de diversos países do mundo, como Índia e México, por exemplo, a coleção é um verdadeiro deleite para os olhos.
No final do passeio há uma loja, que vende joias, fontes, luminárias, peças de decoração e diversos produtos derivados dos minerais. Se bater a fome, é possível degustar da deliciosa comida caseira servida no restaurante, ou simplesmente tomar um café apreciando os encantos das pedras.
O que: A Mina;
O que é: Um museu dedicado a pedras preciosas, que conta com a réplica de uma mina de mineração de ametistas, loja e restaurante
Quanto: A entrada custa R$ 20,00, com desconto de 50% para idosos e estudantes.
Quando ir: Aberto diariamente, das 9:30 às 17:40.